sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Menopausa graciosa com o auxílio do Ayurveda


A menopausa é uma experiência única para cada mulher. Ela significa o término dos períodos mensais menstruais e da ovulação. Isso também demonstra outros sinais de mudança para o corpo e mente, provocada em parte por conta da diminuição da produção dos hormônios estrogênio e progesterona (dentre outros).

Menopausa não é uma doença. É um processo natural na vida da mulher. Como a mulher enxerga esse período de sua vida pode ter muita relação de como frequentes e severos são os seus sintomas. Se a menopausa é vista como o fim da juventude e sexualidade, esse momento será mais difícil se for visto como uma próxima e natural fase da vida, um tempo de maior liberdade, liberação das restrições da juventude.

Embora a menopausa seja um dos marcos físicos na vida da mulher, muitas mulheres não tem informações concretas sobre oque está acontecendo e quais são suas opções. Com uma dieta apropriada, complementos nutricionais, exercícios e mudança no estilo de vida, muitos dos efeitos desagradáveis da menopausa podem ser minimizados, em grande medida, e com esse conhecimento e preparação você pode avançar com graça para abraça-lo.

Sintomas da menopausa e o ayurveda:

O Ayurveda relaciona a menopausa com o envelhecimento. Envelhecimento é um estágio predominantemente vata da vida. Assim os sintomas da menopausa experimentados por algumas mulheres são similares aos sintomas vistos quando o dosha vata aumenta e desregula o equilíbrio normal do corpo. Sintomas de menopausa do tipo vata tendem a incluir a depressão, ansiedade e insônia. A menopausa pode também se manifestar como um crescimento dos outros dois humores. Mulheres do tipo pita tem sintomas de raiva e sofrem ondas de calores. Os sintomas do tipo kapha incluem indiferença, ganho de peso e sensação de peso mental e físico.

Tratamento ayurvédico para a menopausa:

O tipo de tratamento depende do dosha o quais os sintomas da menopausa estão se manifestando.

É importante notar que problemas de saúde na menopausa representam desequilíbrios no corpo que estão crescendo no corpo e estão sendo desmascarados pelo estresse da mudança de hormônios. Os sintomas da menopausa são um despertar da natureza chamando você para dar mais atenção a sua saúde. Tomando medidas apropriadas em direção ao equilíbrio dos doshas agravados, prestando atenção a dieta e fazendo no estilo de vida agora são fundamentais para assegurar você pode envelhecer com segurança sem o fardo dos problemas crônicos de saúde.

Menopausa tipo vata:

Sintomas – Nervosismo, ansiedade, pânico, mudança de humor, secura vagina, perda de tônus da pele, sensação de frio, menstruações irregulares, insônia, moderados ou variáveis ondas de calor, constipação, palpitações, inchaços e articulações doloridas.

Tratamento:

Dieta – Aumentar o consumo de comida e bebida morna, refeições regulares.

Uso de temperos como erva doce e cominho.

Diminuir o consumo de cafeína e outros estimulantes, açúcar refinado, bebidas geladas e saladas.

Estilo de vida – dormir cedo, massagem com óleo de amêndoa e azeite, meditação, yoga. Exercícios regulares como caminhada.

Ervas anti-vata: ashwaganda, arjuna. Astragalus, cardamomo, raiz de confrei, alho, ginsenge, guggulu, hawthorn berries, alcaçuz, mirra, rehmannia, sândalo e zizphus

Menopausa tio pita:

Sintomas – Propensão ao temperamento quente, raiva, irritabilidade, sensação de calor, hot flashes (ondas de calor), suor noturno, menstruação pesada, excesso de sangramento, infecções urinárias, erupções cutâneas e acne.

Tratamento:

Dieta – Aumentar o consumo de comida refrescante, consumo de água, sucos de frutas doces (uva, pera, ameixa, manga, melão, maça) abobrinha, abóbora, pepino, comida orgânica. Usar condimentos como canela, cardamomo e erva doce. Evitar comida muito picante, quente, álcool. Não comer tarde da noite.

Estilo de vida – Ir pra cama antes das 22h, massagem com óleo de coco e gergelim. Meditação e outras técnicas para reduzir raiva, ódio, e ressentimento. Exercício e exposição ao sol moderadamente.

Ervas anti pita: aloe vera, arjuna, berberis, Golden seal, gotu kola, açafrão, sândalo e shatavari.

Menopausa tipo kapha:

Sintomas – ganho de peso, lentidão, letargia, retenção de líquidos, levedura, preguiça, depressão, falta de motivação, digestão lenta.

Tratamento:

Dieta – Preferência a uma dieta leve, comidas secas e aquecidas. Consumir frutas, grãos integrais, legumes, vegetais. Usar temperos como pimenta preta, cúrcuma e gengibre. Evitar, carne, queijo, açucar, comida e bebida fria. Um jejum semanal é de grande ajuda. Comer até ás 18h.

Estilo de vida – levanter cedo (6h). Os óleos de mostarda e linhaça são recomendados para massagem.

Ervas anti kapha: Bayberry, caiena, canela, gugulu, motherwort, mostarda e mirra.

Fatores chave para atingir uma menopausa tranquila

A transição para uma menopausa suave e ótima saúde nos anos seguintes podem ser atingidos com a ajuda de:

Doshas Balanceados: equilibrar os doshas de acordo com os sintomas e seguir as orientações acima para tal fim.

Dieta Balanceada: A dieta desempenha um papel fundamental na regulação dos hormônios durante e após a menopausa. Já se sabe que as mulheres japonesas raramente experimentam hot flashes (ondas de calor), provavelmente porque a dieta contém muito quantidade de soja, alimento rico em estrogênio chamado de isoflavona. Entretanto, soja não é a única fonte de estrogênio. Outra fonte igualmente saudável de fitoestrogênios são os lignans, components encontrados em uma variedade de comida integral incluindo grãos e cereais, feijões e lentilhas, linhaça, semente de girassol e amendoim, vegetais como aspargos, batata doce, cenoura, alho e brócolis e frutas como peras, ameixas, morangos. Ervas comuns como o orégano, noz moscada, cúrcuma, e alcaçuz também tem propriedades estrogênicas. Procure uma dieta variada e rica em frutas, vegetais, grãos integrais e feijões. É uma rica fonte de fitoestrogênios. Variedade e moderação são importantes porque muito estrogênio não é saudável após a menopausa, muito estrogênio pode ser também perigoso.

 

Apana vayu,    que governa o trato genito-urinário, eliminação e menstruação, é uma área fundamental para atender na preparação da menopausa. Tome uma boa quantidade de agua morna durante o dia. Coma uma boa quantia de folhas verdes cozidas, pois isso auxilia a eliminação e é uma excelente fonte de cálcio. Para desequilíbrios de pita e vata, um café da manhã com maças cozidas, ameixas e figos é uma boa maneira de começar o dia, pois isso pacifica os doshas e limpa o trato digestivo.

Panchakarma – Sintomas mais sérios, como os frequentes calores intensos (hot flashes), distúrbios contínuos de sono, mudanças de humor moderado a severo, são sinais de desequilíbrios mais profundos. O ayurveda descreve que sintomas persistentes se dão devido a toxinas, descrito como ama, nos tecidos do corpo. Nesse caso, o método tradicional de desintoxicação “panchakarma” , pode ser necessário para limpar os canais e dar alívio.

( By - Dr.Mrs.Sushama Patwardhan)


Um comentário:

  1. It's a mixer of the body of insects and fungus. A fungus on a caterpillar's head, which is used as a medicine. It has an Indian name called Kida Jadi, which is known as an insect herb. Kida Jadi founds on the Himalayas, also known as Himalayan Viagra and energy booster, also effective for many diseases, including impotence and cancer, more expensive than sleep. It reduces tiredness and improves strength, increases energy levels as a result of it has the most demanded in China, where it is used for medical purposes since the 14th century. Keeda Jadi Supplier Cordyceps Sinensis Trader In Delhi

    ResponderExcluir