terça-feira, 1 de outubro de 2013

O mito da proteína da carne vermelha!

(Dra Sunanda Ranade e Mario JP Neto - curso Nutracêutica o valor nutricional dos alimentos Ashram Suddha Dharma Mandalam, Araguari MG 2013)

É um engano achar que a carne tem o monopólio sobre a proteína e que grandes quantidades de proteína são necessárias para dar força e energia. Isso não é correto.
Muitas pessoas começam a comer carne devido ao medo de deficiência de proteína.
A verdade é que os legumes e feijões contém grande quantidade de proteínas e essa proteína é mais leve para a digestão.
Vários estudos tem mostrado que uma dieta vegetariana balanceada promove maior energia nutricional que a carne.
Quando comemos o corpo quebra a proteína em aminoácidos. Existem 22 aminoácido, 14 são não essenciais e 8 são essenciais.
Essencial significa que não conseguimos produzir em nosso corpo e precisamos pegar da comida. Esses são lisina, valina, leucina, isoleucina, triptofano, treonina,
metionina e fenilalanina. Em algum momento existiu uma crença que todos esses aminoácidos estariam presentes somente na carne. Entretanto os nutricionistas agora tem provado que muitas dietas vegetarianas são iguais a carne em termos dessas proteinas.
A carne animal tem proteínas de alto valor que podem sobrecarregar os rins causando doenças renais e alta taxa de ureia no sangue.

Por Dra Sunanda Ranade - extraído do livro Ayuvedic cooking and nutrition  -  http://ayurveda-foryou.com/ebook/ebook.html#ebook7


Dr. Alessandro Gutterres: A proteína da carne aumenta não somente uréia, mas também o ácido úrico e vários outros metabólitos nitrogenados, além de redução do ph do sangue tornando-o mais ácido. Essa acidez promove perda de ácidos pela urina, incluindo aminoácidos e retenção de bicarbonato para manter a homeostasia do sangue. Isso mesmo, quem como carne, literalmente urina proteína. Essa ligeira mudança de ph do sangue, até que ele se reequilibre, favorece a estados encefalopáticos com ligeira alteração do conteúdo da consciência e também estados emocionais outros devido a impregnação da energia vital presente na carne.

As melhores fontes de proteína para uma dieta saudável e lacto vegetariana são:
Leite e derivados
Feijões e lentilhas
Nozes e leguminosas
Além de serem muito mais fáceis de digerir promovem estados mentais e emocionais equilibrados.

Segundo os vedas uma dieta apropriada deve conter alimentos satvicos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário