segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Entendendo o metabolismo fisiológico...


O ayurveda é capaz de compreender as diferenças metabólicas de cada um de nós. Assim como existem os diferentes biótipos (vata, pita, kapha, vata-pita, vata-kapha, kapha-pita, vata-pita-kapha) esses mesmos apresentam diferenças em suas características metabólicas.

Vamos falar do tipos clássicos: Vata, Pita e Kapha. As combinações existem mas devem ser investigadas por um profissional de ayurveda.
O VATA:
Uma palavra que define o vata é irregularidade. O mesmo precisa de regularidade em sua rotina. Isso irá condicionar suas funções fisiológicas a serem mais constantes.

Como seu metabolismo é irregular assim sua fome é sempre inconstante, hora é grande, hora pequena, hora não sente. Seu funcionamento intestinal também é irregular. Esse tipo geralmente é magro, de ossos preponderantes, tem dificuldade em ganhar peso e perdem com muita facilidade.

O vata precisa de uma rotina fixa e preestabelecida. Dormir e acordar no mesmo horário, se alimentar com frequência (porções medias e mais vezes ao dia) trará uma melhora em suas funções de digestão, assimilação e eliminação.

Os tipo vata como são regidos pelos elementos ar e éter não digerem bem coisa frias e cruas (saladas, frutas adstringentes).

A dieta mais apropriada deve ser composta de alimentos cozidos, nutritivos, de fácil digestão, oleosos e preparados na hora. Os sabores doce, ácido e salgado são os mais nutritivos e aumentam os tecidos do corpo, portanto devem ser mais usados em sua dieta.

Esse tipo perde peso com facilidade e tem maior dificuldade em ganhar peso.
O PITA:
Os tipos pita tem o melhor metabolismo de todos. Sentem fome a toda hora, necessitando de várias refeições ao dia. Quando passam de sua hora de comer (principalmente o horário do almoço, que corresponde ao horário pita, e consequentemente a hora onde precisamos fazer a nossa melhor e maior refeição) podem ficar extremamente irritados devido ao excesso de fogo.

Pessoas que se relacionam com pitas devem sempre andar com alguma comida para lhes oferecer, pois essa irritação pode se voltar aos seus parceiros.

Moderação é a palavra perfeita para gerar equilíbrio em um pita.

Como são constituídos pelos elementos fogo e água, sentem muita fome e sede, tem uma boa eliminação de fezes, urina e suor. Se não resistirem a tentação da gula podem ganhar peso com facilidade mas, também o perdem com facilidade se quiserem. Isso se forem sedentários, pois, geralmente esse tipo é atlético e portanto está sempre em forma.

Os melhores alimentos a serem ingeridos são frescos e crus, frutas, sucos, saladas, cereais, feijões. Os sabores mais refrescantes são o doce, amargo e adstringente e nutrem o sistema de pita. Eles não digerem bem carnes, comida oleosa, ácida e de potência quente.
O KAPHA:
Os kaphas tem o metabolismo mais lento de todos e devem procurar estimular sempre as funções fisiológicas através de exercícios, condimentos picantes e quentes.

Devem procurar se alimentar com menos regularidade, sua comida deve ser leve, estimulante de fácil digestão e poucas vezes ao dia.

Legumes, verduras, condimentos picantes e digestivos, grãos leves como a quinua, a cevada. Os sabores picante, amargo e adstringente devem ser usados com mais frequência, pois são os mais catabólicos de todos e promovem uma aceleração no metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário