sábado, 2 de novembro de 2013

A água e suas utilidades no Ayurveda:

 
 
 
 
Fala-se muito que beber água é muito importante devido a grande parte de nosso corpo e tecidos serem formados por esse elemento.
Se formos analisar de forma ayurvédica veremos que esse conceito não se aplica a todos os doshas. Por exemplo, o tipo kapha clássico já retém muito líquido e tem um metabolismo muito lento. Então a melhor recomendação é tomar água quando estiver com sede somente.
Mas não vou me prolongar muito nessa comparação pois a ênfase que quero dar aqui é outra!
A água pode se transformar em diversos estados e cada um deles tem uma função diferente.
Se fizermos uma básica experiência jogando água quente em uma pia engordurada, rapidamente percebemos a capacidade de remover esse tipo de detrito acumulado. E se por outro lado jogarmos água gelada vamos perceber uma incapacidade de fazer esse limpeza.
Da mesma forma a água morna, com ou sem outras substâncias tem a função de limpar nosso trato gastrointestinal que muitas vezes apresenta sinais de sujeiras e restos de alimentos não digeridos que podem ser base para a proliferação de vírus e bactérias e ainda gerar outros distúrbios. O diagnóstico da língua é muito usado tanto no ayurveda quanto em outros sistemas de saúde para detectar esse e outros problemas de saúde.
Procure reparar a coloração de sua língua ao acordar. A cor mais saudável é a cor rosada. Se sua língua for cortada, rachada, esbranquiçada, cinzenta, esverdeada, ou até com manchas de diferentes cores, fique alerta pois isso pode ser um sinal de um desequilíbrio que já ocorre dentro de você ou que ainda vai acontecer. Se somado a outros fatores fisiológico então teremos a prova concreta de um distúrbio real. Aí há um perigo!
Como a água pode me ajudar a melhorar minhas funções digestivas? É esse o tema que irei aboradar.
Na maioria dos casos é indicado tomar água morna ou em temperatura ambiente (dependendo da estação do ano e das condições do paciente)
Procure escovar os dentes e raspar a língua com uma colher ou raspador de metal antes de usar qualquer dos métodos para que você não absorva nenhum resíduo de comida não digerida.
A água morna quando usada em jejum pode nos ajudar de inúmeras formas:
Melhorando o metabolismo:
- adicione 1 colher de café da mistura do gengibre, canela e pimenta do reino em pó com uma colher de café de mel e em seguida tome um copo de água morna. (esse método é aconselhável somente para pessoas do tipo kapha, com pouco apetite e que apresentem a língua esbranquiçada). Perceba que todos os 3 condimentos são quentes e estimulam o metabolismo, e portanto não se aplicará muito bem a pessoas que tem distúrbios do tipo vata e pita (exceto em alguns casos!).
Estimulando o funcionamento dos intestinos:
- adicione 1 colher de chá de ghee, uma de mel novo, 5 a 10 gotas de limão, uma colher de café de gengibre em pó e uma pitada de sal de rocha do himalaya ou sal marinho. Procure tomar até 2 copos de água morna em jejum caso não consiga ter uma evacuação matinal!
Os tipos vata geralmente são muito magros, apresentam secura na pele, prisão de ventre e outros distúrbios gerados pelo excesso dos elementos ar e éter. Então, se beneficiarão bastante com essa combinação que irá lubrificar seu sistema, gerar um estímulo no potencial digestivo e auxiliar a eliminação de fezes que geralmente são secas e seus intestinos não funcionam com regularidade.
Refrescando o corpo:
O tipo pita geralmente tem problemas gerados pelo excesso do elemento fogo que poderá gerar azias, queimações e refluxos.
Esses, serão muito mais beneficiados com a água morna no inverno e no verão com água na temperatura ambiente.
- Se tiver estiver no inverno somente água morna com gotas de limão (5 a 10) serão suficientes. O limão apesar de ser ácido tem um efeito pós digestivo refrescante e alcalinizante. Mas somente se ingerido sozinho ou com água.
- Se tiver queimações ou refluxos, experimente deixar de molho 1 colher de erva doce em um copo de água e tome em jejum no dia seguinte!
Outras ervas também são muito utilizadas para esses fins digestivos porém são dificilmente encontradas no Brasil:
Para kapha pita e vata o triphala ( combinação de 3 frutas indianas) é excelente para regular as funções intestinas, purifica o fígado, o sangue e não é agressivo ou viciante como outros laxantes que encontramos por aí.
O suco de aloe vera tem funções laxantes e hepáticas e também é muito recomendado para kapha e pita por ser amargo.
A água gelada nunca deve ser consumida junto com as refeições pois irá gerar uma má digestão.
As substancias aquecidas promovem um relaxamento no estômago e um estímulo das enzimas digestivas enquanto que a água gelada vai gerar uma contração estomacal dificultado o trabalho de digestão! O excesso de água também é muito prejudicial e dilui o suco gástrico.
Antes de se apropriar de qualquer método acima procure um médico ou terapeuta ayurveda que irá lhe ajudar com muito mais eficácia.
Use com cuidado e sabedoria e será muito bem empregada no seu dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário