sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Preparando uma refeição balanceada!

 
“Existem seis sabores: doce, azedo, salgado, picante, amargo e adstringente. Quando usados corretamente, o corpo é mantido em estado de saúde. Seu uso errado resulta no desequilíbrio dos DOSHAS”.  Charak Samhita, Vimanasthan 1.4
Segundo o ayurveda, para que o indivíduo tenha uma refeição completa e se sinta saciado, ele deve utilizar os seis sabores em suas principais refeições do dia. Isso deve ser feito através de uma combinação inteligente dos alimentos e temperos, aliadas as necessidades específicas de cada um, adequadas ás condições do local, clima e estação do ano.
 


DOCE
AZEDO
SALGADO
PICANTE
AMARGO
ADSTRIGENTE

 
A culinária ayurveda utiliza diversos condimentos e temperos para que possamos ter uma boa digestão e equilíbrio de nossas funções fisiológicas, além de promover a sensação de bem estar físico e mental!
Vou dar algumas sugestões básicas para o preparo de uma boa refeição e então você mesmo poderá criar os seus pratos de acordo com suas necessidades.
Cozinhar é uma arte e deve ser colocada em prática diariamente se você tem a intensão de ter uma boa saúde!
Como dizia Hipócrates: "Que seu remédio seja o seu alimento e que seu alimento seja o seu remédio"
 
Preparando o arroz:
1- Arroz com gergelim e mostarda:
Refogue uma colher de sobremesa de gergelim e uma de mostarda em grãos em 2 de  óleo de girassol. Assim que os grãos começarem a pipocar acrescente o arroz (1 xícara), refogue por um minuto e em seguida acrescente água e deixe cozinhar. Salgue a gosto!
2- Arroz de açafrão:
Refogue 2 dentes de alho com óleo de girassol. Acrescente o arroz e deixe refogar por um minuto. Em seguida acrescente água e 1 colher de chá de açafrão. Salgue a gosto!
 
Legumes:
1- Legumes no grill: 
(essa talvez seja a forma mais rápida e fácil de preparar legumes cozidos!)
 
Corte em fatias finas; abobrinha, berinjela, abóbora (ou outros de sua preferência). Deixe por 5 minutos ou até cozinhar. Prepare um molho com tahine, limão, shoyu e canela. Adicione por cima dos legumes e veja que saboroso e nutritivo é essa preparação. Caso não tenha os ingredientes adicione azeite e sal a gosto.
2- Legumes com massala pita:
Refogue um pouco da massala pita com ghee até liberar o cheiro adocicado dos temperos. Adicione cenoura, brócolis e vagem picados e fatias finas. Deixe refogar um pouco e em seguida coloque um pouco de água para que eles cozinhem facilmente. (talvez seja preciso fazer isso algumas vezes até que fiquem prontos). Em 10 minutos estão prontos, super saborosos e nutritivos. Use sal a gosto.
3- Batata doce com leite de coco e massala pita:
Refogue a massala pita com o ghee. Assim que o cheiro dos temperos for liberado, acrescente batata doce cortada em rodelas. Deixe refogar por um minuto e em seguida coloque um pouco de água para cozinhar. Depois de 5 minutos adicione leite de coco e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Se quiser adicione coentro em folhas no final da cozimento e salgue a gosto.
4- Lasanha de berinjela e abobrinha;
Corte 5 tomates em 4 e retire todas as sementes. Coloque o restante para ferver em água durante 1 minuto. Retire os tomates e bata no liquidificador. Coe em uma peneira. Separe o molho. Adicione um pouco de azeite e uma colher de alecrim em pó e sal a gosto.. Corte os legumes em tiras finas. Faça camadas em um pirex começando com uma de molho e depois legumes. No final adicione queijo mozarela. Coloque no forno com um papel alumínio em volta por 30 minutos. Fácil e rápido de preparar.
 
Saladas:
Os alimentos crus, são muito nutritivos e devem ser consumidos em abundância no verão, uma vez que essa estação necessita de alimentos de potência refrescante. Os pitas e kaphas podem comer mais saladas durante as outras estações e os indivíduos de constituição vata devem buscar aquecer as folhas antes de ingeri-las.
As folhas verdes são fonte de cálcio e auxiliam a fase final da digestão pois são em sua maioria amargas e ajudam no processo de enxugar o suco gástrico dando o sinal de que a refeição está terminada. Elas podem ser comidas junto com os alimentos cozidos mas seu efeito terapêutico será melhor aproveitado se fizermos assim como os franceses que comem a salada por último.
1- Folhas de alface, rúcula, agrião, pepino, tomate, cenoura, beterraba, etc...
Monte a sua a seu gosto!
2- Molho:
Azeite, limão, shoyu, sal e coentro formam um combinação muito saborosa e cai muito bem com folhas verdes
3- Molho 2:
Tahine, suco de laranja, xarope de romã, azeite e sal.
4- Molho 3:
Iogurte natural, azeite, cominho, sal e pepino ralado, formam uma ótima opção para comer junto com comidas muito picantes pois o iogurte neutraliza o sabor picante.
 
Enfim essas são algumas sugestões gerais. Se preparar um arroz, legumes, salada e um feijão terá uma refeição completa e bem balanceada!
 
Namatê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário