quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DETOX Ayurvédico


Diéta Anti-AMA (bio-toxinas)

A maioria dos distúrbios se da por conta dos excessos que cometemos.

Ama são bio-toxinas não digeridas pelo corpo detectadas através do exame de língua e outras características como cansaço, fezes mal formadas e mal cheirosas, falta de apetite, algum distúrbio no funcionamento de um órgão. Todas as condições de anomalia no funcionamento fisiológico podem estar relacionadas a essas bio-toxinas não digeridas.

O processo de digestão de ama deve ser feito sempre que necessário. Nosso corpo é como um carro que também precisa trocar de óleo de tempos em tempos. Da mesma forma a ingestão de substâncias que promovem essa troca ou auxiliam na digestão das toxinas se faz necessário de tempos em tempos.

Ama tem qualidades pesadas frias e untuosas. Reparamos isso através da língua quando se encontra com uma camada esbranquiçada que espelha o que está nos intestinos, pois a língua é a continuação dos mesmos.

Essa substância é digerida através de uma dieta leve, bem cozida, com condimentos digestivos.

Tudo que é pré- cozido facilita o trabalho do corpo auxiliando o processo de digestão de ama.

O café da manhã:

Os chás digestivos são os melhores: Erva doce com gengibre é a melhor opção!

Obs: Também podemos usar capim limão com pimenta do reino para cólicas intestinais (caso tenha asía ou queimação evite a pimenta e use pouco gengibre sempre em quantidades menores para a outra erva – a metade é o mais indicado) Para queimação e azía use o chá de alcaçuz ou mastigue um punhado de erva-doce logo após as refeições.

Frutas cozidas: Maça e pera com canela, gengibre e cardamomo. Adoce com pouco açúcar mascavo, ou mel (o mel sempre depois de cozinhar as frutas para não virar tóxico se for cozido), ou se não sentir necessidade não adoce.

Os pães devem ser integrais e sempre torrados, pois isso facilita a digestão e neutraliza o efeito dos fermentos.  (só coma pão se estiver com fome, caso contrário fique com as frutas indicadas cozidas) e por volta das 10hs se tiver fome coma o pão.

Quando estiver sem fome adoce com mel (pois o mesmo tem propriedades digestivas) e se estiver com mais fome use um pouco de ghee no pão.

(Ghee é o único laticínio que deve ser usado durante a dieta anti-ama pela sua capacidade de melhorar o potencial digestivo e ter propriedades que nutrem todos os tecidos).  Sempre que for usar o ghee e o mel juntos use em quantidades diferentes pois em quantidade iguais são difíceis de digerir.

O café preto pode ser usado com moderação pois o mesmo deprime e estimula o sistema nervoso podendo gerar ansiedade o que pode gerar a falsa sensação de fome. Use de preferência de manhã para não atrapalhar o sono e adicione cardamomo ou noz moscada em pó para neutralizar o efeito nocivo no sistema nervoso.

Troque pelo café de cevada se quiser ( é leve, de fácil digestão e não tem efeitos excitantes).

 

O almoço (entre 12h e 13;30h, procure não passar desse horário pois o fogo digestivo está mais avivado nessa hora e faça dele a sua melhor refeição):

Pode-se usar arroz (branco ou integral), legumes, verduras e folhas sempre cozidas no vapor ou fatiadas finas são cozidas rapidamente no grill. As saladas também devem ser cozidas. Passe as folhas em uma panela com ghee até que elas amoleçam.

Use os feijões azuki, moyashi ou a lentilha (todos esses cozinham rápido, portanto a digestão é facilitada)

Faça um curry caseiro com: 1 gengibre, 1 cominho, 1 coentro, 1 açafrão e ½ de pimenta para refogar legumes ou o feijão.

Use também o louro para o cozimento dos feijões.

O sal de rocha do Hymalaia é o mais indicado pois não contém sódio e é muito rico em minerais. Outra opção é o sal marinho.

O lanche da tarde ( se sentir fome faça como o café da manhã, caso contrário tome uma sopa ao entardecer.

O jantar (até as 20hs):

Uma sopa de legumes com folhas (ou sem), uma sopa de lentilhas. Use pão torrado com ghee quando estiver com mais fome junto da sopa.

Nunca durma após o jantar. Espere sempre 2h para ir para a cama.
Dormir de estômago cheio dificulta a digestão, pois o metabolismo da digestão precisa estar mais elevado que o do sono.

Procure sempre utilizar alimentos frescos, orgânicos e da região!

Nunca coma sem a digestão da última refeição tiver sido feita. (Sensação de peso, saliva espumosa, asía, gases, são sintomas de má digestão). O tempo mínimo para que uma refeição como o almoço ou jantar sejam digeridos é de duas horas e meia.

Nunca coma sem fome! Se for o caso tome uma sopa e coma somente quando vier a fome. Comer sem fome é como jogar muita madeira em uma fogueira com um fogo baixo. O resultado é apagar o fogo. O mesmo acontece com a fome, comer sem ela apaga a sua capacidade de digestão! Esse é um princípio fundamental no ayurveda.

Para estimular a fome pode-se usar pedaços de gengibre com uma pitada de sal, e gotas de limão. Mastigue e espere sentir fome para se alimentar.

Nuca coma discutindo, vendo tv, aborrecido.

Procure um lugar tranquilo e sempre dê preferência á comida feita em sua casa por pessoas que te querem bem.

Antes de seguir qualquer dieta procure orientação de um terapeuta ou médico treinado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário