terça-feira, 10 de setembro de 2013

Introdução ao Ayurveda - por Mario JP Neto (terapeuta ayurveda)


A lógica onde toda a base do pensamento filosófico do ayurveda foi construída foi o sistema samkhya, um dos seis sistemas de filosofia hindu descrito no Bhagavad Gita.

O samkhya pressupõe a existência de uma consciência (ou inteligência ) cósmica, chamada de purusha, como sendo a fonte de tudo que existe no universo. Todo o mundo material é expressão dessa inteligência e é muito bem elaborado e descrito em suas diversas manifestações e desdobramentos materiais. Essa matéria, ou natureza, é chamada de prakriti.

A física moderna chama essa consciência de campo unificado das leis da natureza. Maharishi Mahesh Yogi usou essa linguagem da física, para expressar a lógica do pensamento védico no mundo de hoje.

O ayurveda entende como saúde um estado de total sintonia com essas leis da natureza e procura descrever detalhadamente como atingir um estado de saúde perfeita através de princípios universais e lógicos, onde cada indivíduo é único e deve ser tratado como um universo exclusivo. Portanto falar de saúde nesse sistema compreende entender as leis da natureza.

Essa ciência milenar é e deve ser compreendida integralmente. O indivíduo em tratamento deve participar de forma ativa e compreender, com a ajuda de um médico ou um terapeuta, as causas do seu desequilíbrio assim como as formas de tratamento a serem empregadas. Compreendendo isso ele deve participar do tratamento incluindo os princípios de saúde em sua rotina de vida.

Segundo o ayurveda, saúde é descrita da seguinte forma:

Saúde perfeita é quando os três doshas estão equilibrados, o fogo digestivo (digestão, assimilação e metabolismo), todos os tecidos (dhatus) e orgãos, todas as funções excretoras estão em perfeita ordem, uma mente, sentidos e alma, contentes e satisfeitos.

Portanto esse é um entendimento muito abrangente e requer um enorme cuidado ao ser examinado e posto em prática.

Talvez o elemento mais importante para o ayurveda seja a capacidade que temos de metabolizar a comida e as experiências dos sentidos e da mente.

Essa capacidade de metabolismo é chamada de AGNI. O agni do macrocosmo é o sol e o nosso é esse potencial que está primordialmente ligado a nossa digestão. Se o indivíduo tem um bom potencial de digestão então tudo que é ingerido é automaticamente transformado em nutrientes e células para todos os 7 tecidos (Dhatus) e órgãos do corpo. Essa nutrição perfeita e completa de todo sistema promove imunidade, ou OJAS, o que o ayurveda considera como sendo a quintessência da produção do corpo humano. Ojas produz força, vigor, imunidade, paciência, contentamento e felicidade.

Aquilo que não é digerido e assimilado é transformado em bio-toxinas, o que é chamado de AMA.

Quando compreendemos as leis da natureza e as respeitamos Ojas é produzido e começamos a viver em uma realidade muito mais saudável pacífica conosco e com nosso meio ambiente.

Para isso o ayurveda descreve três pilares principais para se atingir saúde perfeita.

Dieta apropriada (ahar), sono apropriado (nidra) e meditação (brahmachary).

Sono:

“Felicidade, miséria, nutrição, emagrecimento, força, fraqueza, virilidade, esterilidade, conhecimento, ignorância, vida e morte – tudo isso ocorre depedendo do apropriado ou inapropriado sono.” Charaka Samhita

“Quando a mente, incluindo os sentidos e os órgãos da ação estão exaustos, e se desassociam do objeto, então o indivíduo dorme” Charaka Samhita

O sono tem uma função de restauração fisiológica fundamental, assim como a alimentação para promover nutrição. O sono dá chance para o corpo descansar. Da mesma forma a mente não pode processar informações 24 horas por dia, ela precisa se desligar dos sentidos.

Diéta:

Uma dieta apropriada respeita as características individuais de cada um (seu dosha e seu estado atual, que pode ser diferente de sua constituição primordial) bem como o entendimento de algumas regras fundamentais para que toda nutrição seja perfeitamente assimilada e metabolizada.

“Dieta é tudo que é colocado pra dentro de qualquer campo da percepção, através de qualquer senso de percepção, qualquer forma da mente, e qualquer forma de intelecto.”
                                               Maharishi Mahesh Yogi

Portanto, isso inclui comida, emoções, pensamentos e ações.

Como se alimentar adequadamente:

Comer de acordo com os doshas, as estações e horários do dia;

O alimento deve ser orgânico e regional;

Comer em uma atmosfera tranquila;

Não comer quando estiver chateado;

Comer sempre sentado (não ver tv, ou se envolver em outra atividade enquanto estiver comendo);

Não comer sem fome;

Não comer com pressa nem muito devagar;

Incluir os 6 sabores: doce, ácido, salgado, adstringente, amargo e picante.

 

Meditação:

A experiência da transcendência traz ao indivíduo um contato direto com o campo de inteligência ilimitada que rege todo universo, dessa forma todos os aspectos da fisiologia são nutridos e reparados. A vida no seu valor mais íntimo é desfrutada. Os desejos mais sinceros são experimentados e o indivíduo desabrocha em seu pleno potencial. O valor externo da vida (da atividade dinâmica) é também nutrido e seu propósito é realizado sem dificuldade. Quanto maior é o contato com o campo de consciência pura, mais apoio da natureza recebemos em nossas vidas e mais percebemos ela fluir sem dificuldades.

Tudo na natureza é mutável e seus ciclos como o dia, á noite, as diferentes estações do ano, as diferentes fases da vida, portanto diferentes características e qualidades são expressas em cada momento desses. Entender ayurveda pressupõe conhecer os diferentes atributos de toda a diversidade da vida. Para isso o ayurveda estruturou seu conhecimento em uma base qualitativa simples, universal e eficaz.

Toda matéria existente no universo (sutil ou grosseira) é composta dos seguintes atributos:

Frio, úmido, pesado, grosseiro, denso, estável, resistente, mole, suave e turvo e seus pares de opostos: quente, seco, leve, sutil, fluido, móvel, penetrante, duro, áspero e claro.

Todos esses atributos se manifestam em tudo aquilo que é matéria e formam diferentes combinações em diferentes naturezas e expressões dessa matéria.

Todos nós somos formados de matéria e, portanto, também expressamos diferentes qualidades em determinadas circunstancias.

A lógica do equilíbrio é muito fácil de ser compreendida: igual aumenta igual e oposto diminui oposto.

Se aprendermos e aplicarmos esse princípio em nossas vidas então, começaremos a praticar ayurveda.

Cada um tem uma constituição natural que expressa qualidades específicas em suas vidas.

Aquilo que o ayurveda chama de Dosha, e que é muitas vezes traduzido como humores biológicos, traduzindo ao pé da letra significa – aquilo que decai.

Aquilo que decai é um conceito que implica em uma realidade sempre mutável. E é assim que toda natureza se expressa, de forma sempre mutável.

Para o ayurveda todas as variantes, qualidades e características devem ser levadas em consideração sempre. Nada é estático. O conceito de saúde nunca será o mesmo em diferentes circunstâncias.

Assim também como devemos entender essas qualidades citadas acima, toda matéria foi classificada como sendo composta por 5 elementos básicos: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra.

Os doshas compreendem diferentes combinações desses elementos e realizam determinadas funções biológicas.

Vata é composto de éter e ar e é responsável por todos os movimentos do corpo. Os movimentos da respiração, da circulação sanguínea, dos pensamentos, dos intestinos, etc...

Tudo que se move depende de um espaço (éter) e uma atividade (ar, vento) para que possa acontecer. Assim como só podemos ter uma boa movimentação dos intestinos se deixamos espaço no estômago quando nos alimentamos. Caso contrário, com o estômago cheio de comida, acarretará em um bloqueio temporário do aparelho digestivo podendo gerar gases, má digestão e outras complicações devido á sobrecarga e excesso de matéria em determinado espaço.

Pitta é composto pelos elementos fogo e água e é responsável pelo metabolismo do corpo. A transformação da comida em células, a transformação das experiências sensoriais em conhecimento, enfim a transformação daquilo que é o não eu em aquilo que é que eu sou.

O fogo é o elemento que transforma a comida e no estômago ele é representado como o suco gástrico. Esse fogo precisa de uma base líquida e úmida para que não queime a parede do estomago e essa é a função do elemento água.

Kapha é composto pelos elementos água e terra e sua função primordial é dar liga a tudo. A matéria densa do corpo, a lubrificação dos tecidos, as mucosas e etc...

Da mesma forma que o barro só é formado através da união da terra com a água, a matéria grosseira do corpo é formada pelos elementos água e terra. A terra precisa da água para dar liga e formar o barro!

Vários são os fatores que determinam a nossa natureza (prakriti), as características de nossos pais, a hora da nossa concepção, o momento do ano e etc...

Várias podem ser as combinações desses doshas em nossa fisiologia: vata, pitta, kapha, vata-pitta, vata-kapha, pitta-kapha, vata-pitta-kapha.

Estamos sempre submetidos a leis da natureza e, portanto, também mudamos de acordo com as diferentes fases e etapas da vida e então nossa natureza primordial pode ser diferente de acordo com tais condições.

Se analisarmos as estações do ano perante a ótica ayurvédica veremos que expressam diferentes qualidades as quais somos submetidos.

O verão é quente e seco, o inverno frio, a primavera quente úmida, etc...

Cada época, cada dia, cada hora tem suas qualidades inerentes e se compreendermos bem essas qualidades iremos conseguir nos harmonizar com essas leis universais.

Segue aí um resumo das fases e manifestações dos doshas na fisiologia e na natreza:

“Vata, Pita e Kapha, predominam respectivamente, durante a última, a mediana e primeira etapa da vida, durante o dia e a noite e durante o processo de digestão”
                                                          Ashtanga Hridayam sutrashtan 1.7

 

Idades:   0 a 30 – Kapha,    30 a 60 – Pita ,   60 a 100 - Vata                         

Depois de comer: 1ª hora Kapha,   2ª hora Pita,   3ª hora Vata

Dia:   6h ás 10h– Kapha, 10h ás 14h – Pita, 14h ás 18 h– Vata

Noite: 18h ás 22h – Kapha, 22h ás 2h – Pita, 2h ás 6h – Vata

ESTAÇÕES DO ANO:

Verão = Pita (Dezembro, Janeiro e fevereiro)

Outono = Vata (março, abril e maio)

Inverno = Kapha (junho, julho e agosto)

Primavera = Kapha, Pita (setembro, outubro e novembro)

 

Uma rotina perfeita de acordo com as leis da natureza e com princípios ayurvédicos deve ser assim:

  Levantar cedo (antes ou com o nascer do sol)

  Escovar os dentes, raspar a língua

  Tomar 1 copo dágua

  Evacuar e urinar

  Fazer automassagem com óleo

  Asana, pranayama e Meditação

  Exercícios (até a metade da capacidade ou até começar a suar)

  Tomar banho

  Café da manhã (opcional) leve

  Começar o dia

  Almoço de acordo com o estado fisiológico e a estação atual (entre 12h e 14h)

  Descansar por uns 30 minutos

  Recomeçar as atividades

  Tomar um pequeno lanche (quando necessário)

  Asanas, pranayama, Meditação

  Jantar moderado – de acordo com o estado fisiológico e a estação do ano

  Dar um passeio de 10 a 15 minutos

  Fazer uma atividade relaxante

  Dormir cedo (até as 22:30h), não ler ou ver tv na cama

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